O maior campeonato mundial de quebra-cabeça na sua casa!

postado em: PuzzleMe | 0

Você já ouviu falar sobre o WPD – World Puzzle Days?

Esse campeonato ocorre todos os anos, desde 2013, na casa das pessoas. Mas como assim? Pode acontecer na minha casa? A resposta é SIM! Deixa eu te explicar como funciona.

O Gunther Simetsberger, austríaco, teve essa ideia incrível de fazer um campeonato on-line. Nele as pessoas tem o período de 2 meses (janeiro e fevereiro) para conseguir montar o máximo de quebra-cabeças possíveis.

 

Dá uma olhada nos números impressionantes do WPD 2016

 

739 jogadores ativos de 47 países diferentes!

Destes 739 jogadores, 481 (65%) estavam competindo pela 1º vez.

Foram 574 mulheres (78%), 120 homens (16%) e 45 times (6%).

Ao redor do mundo esses jogadores estavam divididos da seguinte forma: Europa – 377 jogadores, Ásia – 220, América – 137 e 5 na Austrália e Oceania.

 

número de participantes

 

Foram montados 3508 puzzles de 1000 peças, 328 de 2000 peças, 130 de 3000 peças e 46 de 4000 peças! Que dá um total de 4.741.203 peças (mais de QUATRO MILHÕES de peças)

Isso é igual a um tapete de 1564,34 m²!

 

nº de peças 2016

 

Você consegue olhar esses números na página oficial do WPD 2016, neste link aqui

 

Por ser uma competição mundial a lingua oficial é o inglês, mas o Gunther fala 3 idiomas e lê muito bem o português! Ufa! rs!

Acabamos ficando amigos e sugeri fazermos a entrevista! Espero que gostem e aguardo a participação de vocês no WPD 2017!

 

Puzzle Me: Por que e como você criou o WPD?

Gunther: O WPD sugiu porque queria reunir amigos para montar o mesmo puzzle ao mesmo tempo, mas vi que muitas pessoas tinha dificuldade em encontrar a mesma imagem, ao redor do mundo. Por conta disso achei que seria melhor deixar que cada um escolhesse a sua imagem. 

 

Puzzle Me: O WPD tem jogadores do mundo todo. Você se lembra de alguma história engraçada para contar sobre essa mistura de idiomas?

Gunther: Não consigo me lembrar de nenhuma agora, mas muitos jogadores já me ligaram às 3h00 da manhã, pois o fuso horário sempre é uma coisas que confunde as pessoas. Já tive confusões com idiomas falando com amigos, mas isso são assuntos mais particulares… risos!

 

Puzzle Me: Existe uma determinação para a quantidade de peças mínimas por quebra-cabeça. São sempre 1000 peças mínimo. Por que?

Gunther: O WPD é uma experiência e no começo, na 1º edição em 2012, eram permitidos somente 2000 peças. Já em 2013 aumentamos o limite para 3000 peças, além das 2000, mas muitas pessoas não tinham espaço para montar quebra-cabeças tão grande. Então desde 2015 liberei os de 1000 peças até os de 4000 peças e consegui mais jogadores, pois 1000 peças são mais fáceis e rápidos de montar. 

 

Puzzle Me: Eu não consigo imaginar como é cuidar de 739 jogadores (WPD 2016). Você consegui montar quantos quebra-cabeças no WPD em 2016?

Gunther: A grande dificuldade é fazer com que todos leiam as regras e principalmente entendam as regras que são feitas em inglês. Utilizo foto montagens para tentar deixar as regras mais claras.

Mesmo cuidado de 739 jogador eu consegui montar 6 puzzles de 1000 peças!

 

Puzzle Me: Em 2017 será a 5º edição do WPD. Como as pessoas podem se inscrever?

Gunther: As inscrições serão abertas por volta de agosto ou setembro.

Para participar você paga uma taxa de 8 euros (R$ 28,70 com a cotação de hoje), diretamente ao Gunther (guenther.simetsberger@gmx.net), via paypall (clique no link para criar sua conta, caso você não tenha uma).

Após sua inscrição cada jogador ganha seu próprio álbum na página do facebook, onde pode ir mostrado o progresso de suas montagens, além de poder ter acesso a todos os álbuns dos outros jogadores.

Vale lembrar que também são aceitas equipes de até duas pessoas ficará por 14 euros.

ATENÇÂO! Os preços das inscrições aumentarão após o Natal (25/12). Então lembre de se registrar o quanto antes!

 

Puzzle Me: Você já conseguiu os patrocinadores para o WPD 2017? Li na sua página que você está a procura de patrocinadores. Como será esse patrocínio?

Gunther: Estou a procura de patrocinadores que queiram pagar pela inscrição dos jogadores de seu país. Desta forma ele estaria atrelado ao maior campeonato do mundo dos puzzles! Para cada país, o patrocinador seria responsável por 50 inscrições. Além dessa forma de patrocínio, eles também podem presentear, com seus próprios puzzles, os jogadores que ganharem algumas das competições dentro do WPD, já que por tradição, todos os anos, são presenteados os jogadores que montarem o maior nº de peça e tem mais curtidas em seus álbuns!

 

Puzzle Me: Para terminar queria saber quando você começou a gostar dos quebra-cabeças e quais são suas primeiras lembranças?

Gunther: Minha irmã ganhou da minha tia um quebra-cabeça quando eu tinha 7 anos e ela não dava muita bola para ele. Me lembro de entrar no quarto dela, enquanto ela estava na escola, e jogar todas as peças no chão e, sem procedimento algum tentava encaixar as peças. O quebra-cabeça era todo em cinza, preto e marrom, com casas na paisagem, mas tinha um pequeno inseto, como um joaninha vermelha, então eu procurava as pecinhas vermelhas, mas nunca consegui montar ele inteiro. Minha tia acabou me dando um com um desenho de crianças na praia e eu perdi a conta de quantas vezes eu montei ele.

Tive uma grata surpresa de encontrar esse mesmo quebra-cabeça no ebay e consegui compra-lo!

 

Gunther, foi muito legal falar com você sobre o WPD! Muito obrigada por criar o WPD e gerar um mundo de puzzlebilidades para nós!

 

Quer dar uma espiada nos álbuns do WPD 2016? Clica aqui

Você gostou? Quer sugerir alguma tema? Deixe seu comentário aqui!

Um abraço,

 Petras